Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Os insumos essenciais a atividade da empresa, pode gerar créditos de Pis e Cofins

Publicado por Joselma Vagner
há 7 anos

CARF Reitera o posicionamento sobre o conceito de insumo para fins de crédito de PIS/COFINS

A 2ª Turma Ordinária, da 4ª Câmara, da 3ª Seção, do CARF, manteve a jurisprudência atual do Conselho no sentido de que o conceito de insumo, à luz da legislação contribuição ao PIS e da COFINS, corresponde à necessidade e pertinência deste ao processo produtivo do contribuinte.

No caso concreto, a autoridade autuante posicionou-se pelo conceito de insumo similar àquele estabelecido pela legislação do IPI, isto é, no sentido de que deve obrigatoriamente ser diretamente empregado na industrialização do produto, enquanto que o contribuinte defendeu o conceito aproximado à legislação do Imposto de Renda.

Da análise do caso concreto, concluiu a Turma que o conceito de insumo para fins de creditamento da contribuição em apreço não guarda correspondência com o extraído da legislação do IPI (demasiadamente restritivo) ou do IR (excessivamente alargado). Assim, o insumo deve ser necessário ao processo produtivo (custo de produção) e, consequentemente, à persecução da atividade empresarial desenvolvida pelo contribuinte.

COFINS. NÃOCUMULATIVIDADE. INSUMOS. CRÉDITOS. CONCEITO. O conceito de insumo para fins de creditamento da contribuição em apreço não guarda correspondência com o extraído da legislação do IPI (demasiadamente restritivo) ou do IR (excessivamente alargado). Em atendimento ao comando legal, o insumo deve ser necessário ao processo produtivo (custo de produção) e, consequentemente, à persecução da atividade empresarial desenvolvida pelo contribuinte. Precedentes deste CARF

Fonte: Fiscosoft

  • Sobre o autor Direito Tributário e Empresarial. Isenção Tributária - Monocular e Doença Grave
  • Publicações24
  • Seguidores31
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações311
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-insumos-essenciais-a-atividade-da-empresa-pode-gerar-creditos-de-pis-e-cofins/435872923

Informações relacionadas

Marina Santini, Advogado
Artigoshá 7 anos

Restituição do Crédito Tributário

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

Decadência no Direito Tributário: entenda aspectos elementares quanto à contagem do prazo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)